segunda-feira, 27 de novembro de 2017

centriolos e peroxissomos

Os centríolos
Os centríolos são organelas fibrilares constituídas por 27 túbulos de natureza proteica, organizados em nove grupos de três. Em geral, a célula apresenta um par de centríolos dispostos perpendicularmente um em relação ao outro. Ao conjunto dá- se o nome de diplossomo.
Os centríolos não aparecem nas células de plantas em geral. Nas células animais relacionam-se com o processo de divisão celular, conforme veremos adiante. Os centríolos também estão relacionados com a formação e coordenação do movimento dos cílios e dos flagelos.
 
Os peroxissomos
Os peroxissomos são pequenas organelas repletas de enzimas diversas, como a catalase. Essa enzima é capaz de decompor o peróxido de hidrogênio (H2O2, mais conhecidos como água oxigenada) em água comum e gás oxigênio, conforme mostra a seguinte equação:
2 H2O2 (agua oxigenada)­­____catalase___ 2  H2O + O2
A importância dessa decomposição torna- se evidente principalmente pelo fato de que a água oxigenada é bastante tóxica para uma célula, sendo, porem, normalmente produzidas em seu interior, aparecendo como um subproduto de diversas reações celulares.


Um comentário: